Livrai-me do Mal
Género
Romance
Editora
Câmara de Sintra (1ª Ed.)
Lançamento
25 de Setembro de 20120
Prémios
Prémio Literário Ferreira de Castro 2019
Excerto
Esta obra é o regresso de João Morgado aos livros intimistas, de histórias contemporâneas, e tal como em ”Diários dos Infiéis” e “Diários dos Imperfeitos” procura transformar a banalidade da vida, de casais como tantos outros, em tema de estudo.
“Este livro deveria fechar a trilogia dos “Diários” mas ganhou vida própria, talvez para abrir uma nova série…”, refere o autor. “LIVRAI-ME DO MAL” aborda a vida de um casal que “sofre de pecados e sonhos perdidos” e que na sua fragilidade, têm de enfrentar juntos, o cancro da mama. Um romance “agridoce” segundo João Morgado, pois tenta “apresentar um tema negro e doloroso, envolto numa linguagem poética e numa mensagem de esperança!”
Sinopse:
Por vezes as pessoas cansam-se até de ser felizes, porque tudo o que vive em nós pede um tempo de repouso. Um dia o Rogério cansou-se dos beijos da Tereza, ou foi a Tereza que se cansou dos seus abraços, ou foi o estar tudo depositado um no outro que os cansou – já não se lembram do motivo, mas nunca se esqueceram do cansaço que os tornou insuportáveis aos olhos um do outro. Zangaram-se. Nesse momento perderam-se um do outro, por serem incapazes de lutar, incapazes de perdoar, incapazes de falar, incapazes de amar, incapazes… de voltarem a ser felizes.
Mas, e se uma doença os atormentar? De que serão então capazes?