“O LIVRO DO IMPÉRIO” SERÁ EDITADO NA SÉRVIA

1186
Foto: Marco Aurélio
Camões chega à Sérvia pela editora Čigoja Štampa __________

“O Livro do Império”, romance histórico de João Morgado, será publicado em outubro deste ano pela editora sérvia Čigoja Štampa. A obra, narrativa biográfica de Camões, e que relata os momentos complexos da escrita e edição d’Os Lusíadas, está neste momento a ser traduzida para sérvio com o apoio do Instituto Camões em Belgrado. O autor deverá participar na Feira Internacional do Livro desta cidade sérvia no final do referido mês.

O LIVRO DO IMPÉRIO foi publicado em 2018 pela editora Clube do Autor e, mais do que um romance histórico, é uma narrativa reveladora sobre o papel da Inquisição e o manuscrito que imortalizou os feitos heroicos de Portugal. Assente numa investigação rigorosa e detalhada sobre um dos períodos mais conturbados da História de Portugal, revisitada nestas páginas de forma ímpar e surpreendente, a obra de João Morgado relata a história de um poeta-soldado caído em desgraça e a saga de um manuscrito resgatado pela Inquisição para redenção de Portugal.

“Fui muitas vezes surpreendido pelos factos enquanto escrevia este romance. Foi um gosto enorme voltar a mergulhar na História de Portugal, redescobrir a dimensão dos nossos feitos, a nossa força e riqueza”, confessa o autor.

João Morgado deverá marcar presença em Belgrado durante a Feira do Livro, de 24 a 31 de outubro de 2021, para apresentar a nova edição do livro. Além de O Livro do Império, outros dois romances históricos do autor, ambos com a chancela da Clube do Autor, estão a ser traduzidos para russo, mas não há ainda datas para a edição.

Nascido na Covilhã em 1965, João Morgado estreou-se na escrita com o romance Diário dos Infiéis, mas a sua obra inclui biografias históricas, novelas, contos, teatro, poesia e livros infantis. Recebeu, entre outros, o Prémio Literário Vergílio Ferreira, Prémio Literário Alçada Baptista, Prémio Nacional de Literatura LIONS, Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas 2015, Prémio Medalha do Mérito Literário da “Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral” (Brasil), o Prémio Literário Ferreira de Castro 2019 e, mais recentemente, o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca (2020).

Berta Silva Lopes

Comunicação e Marketing

berta.lopes@clubedoautor.pt