João Morgado recebeu no passado dia 18 de Novembro, no MU.SA – Museu de Artes de Sintra, o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2019, instituído pela Câmara Municipal de Sintra.
A obra literária “Livrai-me do mal”, a que o autor concorreu sob pseudónimo, acolheu a unanimidade do juri, que salientou “a sensibilidade do tema, a inovação estilística e a qualidade da escrita”.
Depois de alguns anos dedicado ao romance histórico, a obra “Livrai-me do mal” configura um regresso à literatura intimista, no seguimento de anteriores romances como “Diário dos Infiéis” e “Diário dos Imperfeitos“.
“Um retorno à intimidade dos casais, mas também a um tema polémico: como é que se reage a uma doença grave? Aproxima as pessoas, ou pelo contrário, afasta os casais?”
Por vezes as pessoas cansam-se até de ser felizes, porque tudo o que vive em nós pede um tempo de repouso. Um dia o Rogério cansou-se dos beijos da Tereza, ou foi a Tereza que se cansou dos seus abraços, ou foi o estar tudo depositado um no outro que os cansou – já não se lembram do motivo, mas nunca se esqueceram do cansaço que os tornou insuportáveis aos olhos um do outro. Zangaram-se. Nesse momento perderam-se um do outro, por serem incapazes de lutar, incapazes de perdoar, incapazes de falar, incapazes de amar, incapazes… de voltarem a ser felizes.
Mas, e se uma doença os atormentar? De que serão então capazes?
João Morgado sente-se honrado por ter um prémio com o nome de Ferreira de Castro autor d'”A Lã e a Neve“. “Um romance marcante que fala da Covilhã, a minha terra-natal e que li muito na minha juventude e tinha relido recentemente para um colóquio na Universidade da Beira Interior. Para além do grande escritor que é, tem um percurso de vida e de luta, de valorização pessoal pelo trabalho com que me identifico, por isso estou muito contente e honrado por ter um prémio com o nome de uma figura como é Ferreira de Castro.”
Fotos © Marco Aurélio
__________
Outros prémios do autor
- ROMANCE
- Prémio Literário Vergílio Ferreira 2012
- Prémio Literário Alçada Baptista 2014
- Prémio Nacional de Literatura LIONS 2015
- Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas 2015
- Medalha do Mérito Literário da “Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral” (Brasil), 2017
- Prémio Literário Ferreira de Castro, 2019
- POESIA
- Prémio de Poesia Manuel Neto dos Santos 2015
- CONTO
- Prémio Literário António Serrano 2016
____
Saiba mais em: www.joaomorgado.net